MODALIDADES EQUESTRES

 PROVA DOS TRÊS TAMBORES

A prova dos três tambores consiste em contornar 3 tambores distribuídos ao longo da arena no menor tempo possível. Nesta prova, os tambores são distribuídos de forma triangular, com uma distância de quatro metros um do outro.

Os animais que mais se destacam na prova de três tambores são os Cavalos Quarto de Milha devido a sua inteligência, habilidade e velocidade.

A largada da prova de três tambores é dada quando o focinho do cavalo cruza a linha de partida. Cavalo e cavaleiro e/ou amazonas partem em direção ao 1° tambor, onde devem contorná-lo numa volta de 360° da esquerda para a direita, o 2° e o 3° tambor devem ser contornados numa volta de 360° da direita para a esquerda, só então se dirigem à linha de chegada.

A média de tempo da prova de três tambores é 18 segundos tanto para provas masculinas como para provas femininas. O Cavalo Quarto de Milha é utilizado principalmente para diminuir esta média de tempo, pois são animais muito velozes em distâncias curtas.

A cada tambor derrubado, o competidor é penalizado em cinco segundos, que são acrescidos ao tempo final. Vence o competidor que fizer a prova em menos tempo.

Penalizações da prova de três tambores: Caso sejam encontradas marcas de espora ou chicote no cavalo, o competidor é desclassificado.

Fonte: Estância 4M
 
 
 

TEAM PENNING

Este popular evento cronometrado é baseado nas tarefas originais dos cowboys da era Western.
Como o próprio nome diz, um time de três cavaleiros deve isolar (separar) três cabeças de gado especificamente identificados do rebanho e então colocá-las em um curral do lado oposto da arena em 90 segundos (atualmente 120 segundos) de tempo limite. O tempo começa a ser contado, quando o focinho do primeiro cavalo cruza a linha de partida e termina quando o gado estiver dentro do curral. Os cavaleiros devem separar o gado designado a eles, tomando cuidado, para não deixar que mais de 4 reses cruzem a linha de partida, causando a desclassificação. Todo o gado, exceto aqueles que estão sendo encurralados, devem ser mantidos do outro lado da linha que está o resto do gado quando o tempo for pedido, senão o time será desclassificado.

Fonte: www.abqm.com.br

 

 

 

O que é Bulldogging?

É uma modalidade cronometrada de Rodeio mais bonitas técnicas e interessantes. O Bulldoging faz parte das Provas de Rodeio Completo e das Provas Funcionais do Quarto de Milha.
Considerada a modalidade radical do rodeio completo originária dos Estados Unidos, que no Brasil já possui vários competidores.
É uma prova exige muita técnica, força e o peso não são essenciais.
O Bulldogging precisa de dois competidores: um cavaleiro cerca o garrote, enquanto que o outro trata de agarrar seus chifres e derrubá-lo.Quem fica à direita do garrote faz o trabalho de esteira, cercando o boi e não deixando que ele se distancie muito. O outro cavaleiro posiciona-se do lado contrário e tem a função de saltar do cavalo em movimento sobre o garrote, usando as mãos para agarrar os chifres e virá-lo para derrubá-lo ao chão.

O que é Esteira?

É o cavaleiro da direita, que cerca o garrote, impedindo do animal abrir e permitindo que o colega consiga imobilizar o bovino. Seu desempenho representa 50% da realização da prova.

Extraído do blog https://dianawalkiria.blogspot.com

© 2010 Todos os direitos reservados.

Crie o seu site grátisWebnode